Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em Santana da Vargem

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socio-assistenciais, um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.
Trata-se de um Serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socio-assistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009).
Em Santana da Vargem, o projeto está sendo trabalhado no antigo PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Sob coordenação de Daniele Paula Correa com uma equipe de profissionais da Educação, o SCFV atende em média 50 alunos. No Projeto se encontra aulas de Karatê, Dança, Ginástica e Arte. Em parceria com o CRAS, o Serviço de Convivência está beneficiando várias famílias de Santana da Vargem.