Nota de Esclarecimento

O Programa Saúde da Família é destinado para ações de prevenção e controle de doenças, cada equipe é composta por no mínimo 11 (onze) pessoas, sendo o total no município 3 (três) equipes, totalmente implantadas quando do inicio desta gestão ou seja em janeiro de 2017 o município de Santana da Vargem já contava com três equipes de PFS, não ocorreu portanto nenhuma ampliação por parte desta administração.

Oportunamente informamos  ainda que conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, a quantidade máxima para o nosso município já esta posta.

Para facilitar  o acesso e a demanda do usuário ao PSF conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, o atendimento é organizado por agendamento prévio para consultas, exames e renovação de receitas, incluindo também consultas odontológicas e de enfermagem.

São disponibilizados 3 (três) dias na semana exclusivos para renovação de receitas de uso contínuo, mediante avaliação médica com registro em prontuário individualizado, justamente para a população não ter prejuízo para continuidade do tratamento  já pré-estabelecido, ressaltando que a receita médica é o resultado final de uma consulta,  quando necessário,  onde apenas e tão somente o profissional médico tem o poder instituído para esta ação, nenhum profissional de saúde está autorizado e ou obrigado a apenas assinar o receituário pré elaborado por outrem sem o efetivo atendimento ao paciente solicitante, assim determina a LEI e desde o inicio desta gestão é o que estamos cumprindo, com o firme propósito de utilizar de forma racional os medicamentos de uso contínuo . Esta  medida se fez necessária tendo em vista o compromisso de ofertar mais qualidade ao atendimento do usuário do SUS, bem como acompanhar sua condição de saúde e promover as correções quando necessário,  sendo este um ato médico sob responsabilidade exclusiva do profissional devidamente habilitado mediante seu Conselho de Classe (CRM) e em conformidade à Legislação vigente.

Não há distinção para agendamento de pacientes independentes de ser zona urbana ou  rural, não prejudicando o acesso do usuário ao serviço.

As urgências e ou emergências quando necessário são atendidas pelo Centro de Saúde e encaminhadas para as referências conforme necessidade e ou critério do médico solicitante ao qual o usuário foi submetido.

O roteiro de atividade mensal das 3 equipes está disponível no PSF para consulta da população.

Hermógenes Vaneli

Secretário Municipal de Saúde