Psicóloga do NASF ministra o terceiro módulo do Curso para Gestantes com o tema “O fortalecimento do vínculo e a importância da autoestima para a gestante”

            No dia 25 de setembro, no PSF municipal, ocorreu o terceiro módulo do Curso para Gestantes, com o tema “O fortalecimento do vínculo e a importância da autoestima para a gestante” ministrado pela psicóloga Juliana Costa de Rezende pertencente ao NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), com apoio da enfermeira Paula Figueiredo.

A gravidez é uma das fases mais importantes na vida de uma mulher, mas também é um momento de incertezas, inseguranças e diferentes emoções. Embora esses sentimentos sejam corriqueiros e normais durante a gestação, é preciso tomar cuidado para não se transformarem em um sofrimento psíquico para a gestante.

Muitas mulheres têm medo das transformações que acontecem no corpo no período da gestação o que deixa a maioria das mulheres aflita e com perda da autoestima. Por isso, é tão importante esclarecer e incentivar práticas saudáveis durante a gravidez que possam fortalecer a autoestima das gestantes neste período tão especial.

            Além disso, fortalecer o vínculo entre o bebê e seus genitores auxilia no desenvolvimento saudável do bebê, sendo uma experiência fundamental, uma vez que, as primeiras experiências afetivas do bebê, determinam, em grande parte, o seu desenvolvimento e a maneira como ele viverá a relação com ele mesmo e com o mundo durante sua vida.