Fonoaudióloga do NASF ministra o quarto módulo do Curso para Gestantes com o tema “Desenvolvimento do bebê: da gestação à linguagem”

No dia 9 de outubro, às 18hs, no PSF municipal, ocorreu o quarto módulo do Curso para Gestantes, com o tema “Desenvolvimento do bebê: da gestação à linguagem”, ministrado pela fonoaudióloga Gabriela Amâncio de Abreu pertencente ao NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), com apoio da fisioterapeuta Hendra Naiara Bento e enfermeira Paula Figueiredo.

            A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objetivo de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento.

            As queixas mais comuns em crianças são atraso de linguagem, troca de sons na fala, falar com a língua entre os dentes, distúrbios de fluência, voz e leitura/escrita.

            A fala envolve a participação de várias funções como a sucção, a mastigação, a deglutição (engolir), respiração e a audição que vão nos preparar para a Comunicação, ou seja, todos esses fatores vão estimular a forma de pronunciar as palavras, ou melhorar a articulação.

            Por isso é tão importante levar ao conhecimento dos pais os cuidados que se devem ter a partir do momento em que se descobre a gestação até os primeiros anos de vida.             O conhecimento e prevenção são os caminhos mais eficazes a serem percorridos, pois na realidade nenhum profissional pode fazer por uma criança, o que seus pais podem.