Dentista do PSF ministra o quinto módulo do Curso para Gestantes com o tema “Saúde bucal da gestante. Mais saúde para a mãe e para o bebê”

No dia 23 de outubro, às 18hs, no PSF municipal, ocorreu o quinto módulo do Curso para Gestantes, com o tema “Saúde bucal da gestante. Mais saúde para a mãe e para o bebê”, ministrado pela dentista Myllena Imesi de Figueiredo pertencente ao PSF com apoio da enfermeira Paula Figueiredo.

Cuidar da saúde bucal faz parte do rito diário da higiene pessoal, e é de suma importância zelar por isso durante a gravidez. Neste período, a atenção com a saúde bucal da futura mamãe deve ser redobrada, até porque, um descuido pode, inclusive, provocar um parto prematuro. A saúde geral do bebê começa a se estabelecer na barriga da mãe.                   Na gravidez, o organismo da gestante passa por uma grande variação hormonal, o que promove uma série de importantes alterações relacionadas à cavidade bucal. Entre elas, está a facilidade de desenvolvimento de gengivite, sensação de boca seca e os enjôos matinais, que dificultam a higiene bucal. Tais alterações podem aumentar a incidência de cárie e desenvolver doença periodontal. Entretanto, ao tomar os devidos cuidados, pode-se evitar e ter controle sobre isso. A mãe deve levar o bebê ao dentista antes mesmo do surgimento dos primeiros dentinhos, pois é nessa fase da vida que se costuma estabelecer os hábitos de higiene oral, amamentação, alimentação e, muitas das vezes, de sucção de chupetas e dedo, que se feito de forma desequilibrada pode levar ao aparecimento de cáries, problemas gengivais e mal oclusões. Tudo isso pode ser prevenido com uma primeira consulta ao dentista, as visitas periódicas estabelecida pelo profissional garantindo assim a saúde do seu pequeno.