CAMINHADA DO OUTUBRO ROSA

Na sexta-feira, dia 25 de outubro, o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e o PSF com apoio do CRAS promoveram uma caminhada de conscientização ao combate do câncer de mama, uma atividade que faz parte do movimento “Outubro Rosa”, campanha internacional de combate à doença.  Onde é visada a conscientização sobre a importância da realização de exames de prevenção ao câncer de mama.

O evento contou com grande participação dos profissionais envolvidos, do grupo de idosos e da população em geral.

             A Caminhada do Outubro Rosa teve como concentração e ponto de largada o Ginásio Poliesportivo, e da localidade, percorreu as áreas centrais da cidade e foi concluída em frente à Prefeitura Municipal na Praça Padre João Maciel Neiva onde foi servido lanche aos participantes. Como parte da ação, os profissionais efetuaram a entrega de panfletos alertando sobre a doença e maneiras de prevenção dando ênfase ao autoexame, considerada a forma mais eficaz de identificar o câncer em seu estágio inicial.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle da doença. Anualmente, a data é lembrada com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.