Fisioterapeuta do NASF ministra o sexto módulo do Curso para Gestantes com o tema “Desenvolvimento motor da criança e orientação postural durante a gestação”

No dia 06 de outubro, às 18:00 horas, no PSF municipal de Santana da Vargem, ocorreu o sexto módulo do Curso de Gestante, abordando dois temas, um sobre o desenvolvimento motor da criança e o outro sobre orientação postural durante a gestação, ministrado pela fisioterapeuta Hendra Naiara Bento pertencente ao NASF,com apoio da enfermeira Paula Figueiredo.

O desenvolvimento motor infantil ainda se inicia na vida uterina, com o crescimento físico, a maturação neurológica a construção de habilidades relacionadas ao comportamento e as esferas cognitiva, afetiva e social. Éde suma importância realizar um acompanhamento do desenvolvimento motor da criança, principalmente nos primeiros anos de vida, de forma que seja possível realizar o diagnóstico de doenças motoras em estágios iniciais, o que pode facilitar o tratamento e torna-lo muito mais rápido. Um bom desenvolvimento motor repercute na vida futura da criança, nos aspectos sociais, intelectuais e culturais. Cada fase do desenvolvimento motor é importante e deve ser respeitada. Os pais não devem tentar antecipar nenhuma fase, pois a criança pode não estar preparada fisicamente para realizá-la.

A gravidez envolve extensas modificações em todo o corpo, inclusive nos músculos, nas articulações e nos ossos. À medida que o útero aumenta de tamanho, o centro da gravidade da mulher tende a alterar-se, forçando-a a adaptar-se. Muitas adotam posturas incorretas, impondo à coluna vertebral e às articulações um esforço desnecessário. A principal forma de amenizar o impacto sofrido pela coluna é reeducar a postura. A boa postura além de evitar dores, pode facilitar o encaixe correto para o nascimento do bebê.