NASF E PSF PROMOVEM DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO À PREVENÇÃO AO HIV/AIDS COM PALESTRAS E SESSÃO DE FILME

            No dia 20 de fevereiro, as equipes do NASF e PSF realizaram no salão da Escola Municipal Doralice Mendonça Reis, palestras para conscientização dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Dona Augusta sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) ou IST’s em especial ao HIV/AIDS.

             Após a palestra os alunos ainda assistiram ao filme “Cazuza – O tempo não para”, que retrata a vida do cantor e compositor que contraiu o vírus HIV ainda na década de 80, ilustrando a evolução da patologia e como seu tratamento mudou nessas décadas. Ainda ocorreu distribuição de pipoca e panfletos informativos, e após a exibição do filme os alunos puderam tirar suas dúvidas restantes.

A doença sexualmente transmissível (DST) ou IST’s são passadas de uma pessoa para outra pessoa ao ter relações sexuais sem proteção e afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Nenhum grupo está imune. Você pode estar infectado, independentemente do seu sexo, raça, situação econômica ou idade. Doenças sexualmente transmissíveis podem ter efeitos graves e permanentes na sua saúde. Ter relações sexuais sem proteção aumenta o risco de contrair o vírus da imunodeficiência humana, ou HIV, o que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS).

Abaixo algumas dicas para esta prevenção:

– Faça Exames

Limite os parceiros

– Vacina: são muito seguras, efetivas e recomendadas para prevenir hepatite B e infecções pelo vírus HPV.  Ambas devem ser aplicadas preferencialmente antes do início da atividade sexual, mas podem ser utilizadas depois.

– Use camisinha: altamente efetivo na prevenção de DSTs. Ela deve ser usada no sexo vaginal, anal e oral.

Destaca-se que o Município de Santana da Vargem oferece no PSF testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B.