SANTANA TEM POTENCIAL TURÍSTICO ELEVADO, SEGUNDO REPRESENTANTES DA ACILAGO

Na última sexta (04) representantes da Acilago (Associação do Circuito Turístico Lago de Furnas) estiveram em Santana da Vargem para estudarem o potencial turístico da cidade. Santana foi considerada um município com potencial turístico elevado. A cidade está muito bem localizada, sendo rota de turistas, para cidades de Boa Esperança e Capitólio, municípios que são referência para o turismo no sul de minas. Além disso, Santana possui uma característica que poucas cidades no sul de minas tem. Periodicamente estrangeiros frequentam a cidade, devido a Coopasv (Cooperativa de Pequenos Agricultores de Santana da Vargem).

É intenção da administração municipal criar uma parceria com a Coopasv para fomentar o turismo na cidade. Há 20 anos no mercado a Coopasv é hoje uma Cooperativa Fair trade, com cafés produzidos pela agricultura familiar, com excelente qualidade. Atende e recebe em sua sede pessoas de diversos países.

Outra parceria que administração municipal visa fazer, é com os produtores de goiaba e da feira livre. Entende-se hoje que Santana tem como produto típico a goiaba. Os proprietários da “Goiabas Santana” afirmam que seus principais clientes são de outras cidades da região.

É possível afirmar que o turismo em Santana já ocorre. Onde pessoas de vários países visitam a Coopasv e pessoas de todo sul de minas compram as goiabas vargenses e seus derivados. Porém este turismo, que já vinha acontecendo em nossa cidade, não tinha nenhum incentivo e apoio do poder público para sua promoção.

Com a criação da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, a Prefeitura conseguirá receber verbas destinadas as respectivas pastas, podendo investir para melhorar as práticas de turismo que já vinham acontecendo na cidade, além de tentar atrair cada vez mais pessoas para conheceram Santana, movimentando a economia local.