SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE CURSO PARA GESTANTES

No dia 06 de Abril, no PSF municipal, ocorreu o primeiro módulo do Curso para Gestantes que tem como objetivo ajudar a todas as futuras mamães a conhecer melhor sobre esse processo, dando dicas de gestação saudável e até mesmo as orientando com os cuidados básicos com o seu bebê. O curso está sendo organizado pela equipe do NASF e conta com a ajuda dos profissionais de vários áreas sendo eles: Dentista, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicóloga, Enfermeira, Fonoaudióloga, Assistente Social, Advogada, Pediatra e obstetra. Os encontros serão de 15 em 15 dias no PSF às 19:00 horas.


No primeiro módulo do Curso para Gestantes, o tema foi “Saúde bucal da gestante. Mais saúde para a mãe e para o bebê”, ministrado pela dentista Myllena Imesi de Figueiredo pertencente ao PSF.
Cuidar da saúde bucal faz parte do rito diário da higiene pessoal, e é de suma importância zelar por isso durante a gravidez. Neste período, a atenção com a saúde bucal da futura mamãe deve ser redobrada, até porque, um descuido pode, inclusive, provocar um parto prematuro. A saúde geral do bebê começa a se estabelecer na barriga da mãe.


Na gravidez, o organismo da gestante passa por uma grande variação hormonal, o que promove uma série de importantes alterações relacionadas à cavidade bucal. Entre elas, está a facilidade de desenvolvimento de gengivite, sensação de boca seca e os enjoos matinais, que dificultam a higiene bucal. Tais alterações podem aumentar a incidência de cárie e desenvolver doença periodontal. Entretanto, ao tomar os devidos cuidados, pode-se evitar e ter controle sobre isso. A mãe deve levar o bebê ao dentista antes mesmo do surgimento dos primeiros dentinhos, pois é nessa fase da vida que se costuma estabelecer os hábitos de higiene oral, amamentação, alimentação e, muitas das vezes, de sucção de chupetas e dedo, que se feito de forma desequilibrada pode levar ao aparecimento de cáries, problemas gengivais e mal oclusões.