SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL REALIZA CONSCIENTIZAÇÃO NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A praça da matriz de Sant’ana e os trevos de nossa cidade amanheceram floridos nessa quarta feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Flores amarelas, feitas artesanalmente, foram “plantadas” pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), equipe de proteção Social Especial e Conselho Tutelar com intuito de conscientizar a população.


Durante o dia foram realizadas ações nas escolas do município, rodas de conversa e teatro no Centro Reviver com a equipe do CRAS.


É importante envolver a família, a sociedade e o poder público na prevenção ao abuso e exploração sexual, alertar principalmente que nossas crianças e adolescentes diariamente são expostos a diversas formas de violência, e em sua maioria, não tem percepção do que é o abuso sexual.


A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês), e em todas as classes sociais, podendo ser de várias formas, como:


• abuso sexual: a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual;
• exploração sexual: usar crianças e adolescentes com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, pornografia ou também em rede de prostituição.


Em caso de suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, Polícia Civil, pelo número 3858-1292, Conselho Tutelar, pelo número 3858-1429 ou ainda na equipe de Proteção Social através do telefone 3858-1337. O sigilo é garantido e você não precisa se identificar.


Durante o mês de maio, também estará disponível a população uma urna nas escolas, CRAS e na Matriz de Santa’Ana.
Os técnicos especializados se responsabilizarão pelos atendimentos e encaminhamentos necessários.

Os trevos da cidade foram enfeitados